header.png

6 a 12 meses

Livros coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas. Resistentes e laváveis. De cartão grosso, de pano ou plastificados, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar, com páginas fáceis de virar. Livros interactivos, com partes móveis.

 

12 a 24 meses

Livros coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objectos em situações familiares nítidas como, por exemplo, dormir, comer ou brincar. Cada página vale por si (conta um episódio ou apresenta uma acção). Podem incluir figuras a três dimensões, figuras para destapar (livro jogo). De cartão grosso, de pano ou plastificados.
Com poucas palavras em cada página ou frases simples, com rimas, versos e onomatopeias engraçadas e previsíveis.


2 a 3 anos

Livros em vários formatos e tamanhos, coloridos, com páginas de cartão mas também de papel.
Livros sobre crianças e famílias e muitos outros temas: fazer amigos; alimentos; animais; meios de transporte etc. Livros com palavras associadas a imagens. Histórias tradicionais e maravilhosas. Livros cómicos.

Texto com frases curtas, com narrativas que incluam uma sequência temporal e espaços distintos e possibilidade de ser recontada pela criança. Rimas, canções e textos repetitivos que possam aprender de cor.

 

3 a 5 anos

Livros diversificados com histórias e poesia. Livros sobre crianças como elas e de outros lugares com formas de vida diferentes. Livros com textos simples que possam memorizar. Livros que permitem descobrir os números; com o alfabeto, palavras e pequenas frases. Livros com textos simples que possam ser memorizados.
Ilustrações com mais detalhe e que permitam à criança construir uma história, uso da perspectiva e de jogos de luz/sombra.

 

Depois dos 6 anos

Livros com imagens coloridas, sugestivas, muito variadas mas podem ser de menor dimensão.
Livros com pouco texto para ler sozinha e treinar ou com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases; histórias familiares; contos tradicionais; informações sobre vários temas.

Livros diversificados e que permitam o treino da leitura individual e que a criança possa ouvir ler.

Share