header.png

“LER PARA CRESCER – CRESCER A LER” REUNIU BEBÉS E PAIS NO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

   

No passado sábado, dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, 188 crianças do concelho foram convidadas para a sessão de 2011 do projecto “Ler para crescer – crescer a ler”. Um projecto de promoção da leitura e do livro para bebés, que vai na sua sexta edição, e que tem como público-alvo as crianças registadas nos centros de saúde do concelho entre Março de 2010 e Abril de 2011.
Bebés e pais assistiram ao espectáculo “Histórias Gugu Dada” de Cláudia Stattmiller, na Biblioteca Municipal e levaram para casa um pacote Crescer a Ler com o livro “O Ganso Gastão”, o guia para pais e uma mochila. Com a história para bebés os educadores levaram um guia de sensibilização para pais com informação sobre a importância da leitura no desenvolvimento do bebé, bem como algumas sugestões para ajudarem a criar filhos leitores.

 

 

Projecto “Ler para crescer - crescer a ler”
Este é um projecto orientado para a promoção do livro e da leitura direccionado, essencialmente, para a primeira infância, com o objectivo de consciencializar pais e encarregados de educação para a importância de promover o gosto pela leitura em contexto familiar. A leitura proporciona momentos de encontro e de afecto entre pais e filhos. A falta de hábitos de leitura na infância repercute-se negativamente no desenrolar da vida escolar das crianças. Não se nasce leitor. Conseguir que as crianças adquiram hábitos de leitura duradouros exige empenho de educadores, família, professores e claro da Biblioteca que deve procurar estimular esse gosto.

Share

Uma parceria da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais (RBMC) e do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida

         

No dia 23 de Novembro de 2010, através da iniciativa ”Nasceu um Leitor” da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, em colaboração com o serviço materno-infantil do Hospital de Cascais foram distribuídos 1500 pacotes do projecto “Crescer a Ler”.

O programa de dia 23 de Novembro realizou-se no Auditório do Hospital de Cascais e contou com a participação do Senhor Presidente da Câmara de Cascais, Dr. António Capucho e do Administrador da HPP Saúde e Presidente do Hospital de Cascais, Dr. José Miguel Boquinhas, que acolheram a iniciativa com agrado e ofereceram às primeiras duas mães os primeiros bibliosacos.


Este evento contou ainda com a participação do Dr. Rizério Salgado da Unidade de Saúde Familiar de S. Julião da Barra, que apresentou o programa “Ler + dá Saúde”, salientando os vários benefícios, a nível de desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, se os seus pais criarem hábitos da leitura desde os primeiros meses de vida.

Share

Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), a Câmara Municipal de Arouca, representada pela Vereadora da Educação e Cultura, Margarida Belém, ofereceu um kit constituído por livro, guia para pais e mochila, aos bebés arouquenses até 1 ano de idade, no âmbito do projecto «Crescer a Ler», da APEI.
Também na Biblioteca Municipal de Arouca, os 25 bebés e os respectivos pais tiveram oportunidade de assistir, a sessões especiais da Bebeteca, com a animação à leitura do livro «A lagartinha muito comilona» de Eric Carle, nas quais as técnicas da Biblioteca Municipal deram corpo e voz à personagem da história, despertando os bebés, através da representação, da imagem e da música, para a magia e o encanto dos livros.Com estas actividades, pretende-se sensibilizar os pais para os benefícios da leitura desde a primeira infância, no seio da família, apelando à participação enquanto leitores activos e utilizadores da Biblioteca Municipal.

Share

Foi uma tarde diferente na biblioteca Municipal de Mação. Os meus futuros leitores tinham meses de vida, e eram trinta e nove. Mas estava bem acompanhado. Também lá estavam os seus pais babados, o presidente e vice-presidente da edilidade e o presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. O projecto quer promover a leitura, chama-se "Crescer a ler", e é da responsabilidade da APEI–Associação de Profissionais de Educação de Infância. O objectivo é que seja disponibilizado um livro a cada criança que nasce. Ficou combinado reencontrar-nos daqui a dez anos!

António Mota

   
   
Share

No passado dia 17, na Fundação Aga Khan em Lisboa, foi divulgado um novo projecto de promoção da leitura da responsabilidade da APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância que promove a oferta de livros a todas as crianças dos 0 aos 6 anos, por entidades públicas e privadas e também por organizações da sociedade civil, designadamente autarquias, Ministério da Saúde, etc, no âmbito do Programa Nascer Cidadão.

A apresentação deste novo Projecto denominado "Crescer a Ler", teve a presença da Dra. Isabel Alçada em representação do PNL e uma das principais promotoras do Projecto, permitiu dar a conhecer a mais de 300 associados e outros parceiros da APEI, o novo Pack de Leitura para Oferta a crianças dos 0 aos 6 anos, que pretende ser um contributo para a mudança de hábitos de leitura, propondo que seja disponibilizado um livro a cada criança que nasce, de forma a permitir que ler aos bebés e com eles se torne uma prática em todas as famílias, proporcionar facilitar o desenvolvimento de competências que favoreçam o sucesso da aprendizagem na escola e tornem o livro e a leitura um verdadeiro prazer.

Pack de Leitura = 1 mochila + 1 guia dos pais + 1 livro (das diferentes editoras Leya) = € 6,00

Os livros escolhidos para a fase inicial do Projecto: «Onde estão os meus ursinhos» e «Miffy - Um bebé na família», (ASA); «O Coelho Branco» (Gailivro); «As moedas de ouro do pinto pintão» e «Rãs, Príncipes e Feiticeiras» (Caminho) e «O Alfabeto dos Bichos» (Oficina do Livro).

in LeYa Sempre, 23/10/09

Share